Últimos assuntos
Buscar
Aumento do Limite da Renda Per Capta
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Aumento do Limite da Renda Per Capta
Será que vão aumentar este limite de R$ 140,00?
Hoje saiu uma senhora chorando da minha sala.
O responsável familiar recebe um BPC (R$622,00), os gastos com remedios e comida ultrapassam esta renda e moram 4 pessoas na casa.
622.00/4 = 155.50 per capta
Enfim, ela sempre recebeu bolsa familia, mesmo o marido recebendo o BPC.
Mas em 2012 foi diferente, ao atualizar parou de receber.
O responsável familiar recebe um BPC (R$622,00), os gastos com remedios e comida ultrapassam esta renda e moram 4 pessoas na casa.

kaveno- Seja simpático(a)! Sou novo(a) aqui.
- Área: Técnico Informática
Função: operador master
Cidade/UF: Pelotas-RS
Re: Aumento do Limite da Renda Per Capta
O valor do limite para pobreza e extrema pobreza é definido por lei/decreto, com base em estudos realizados e em indicadores mundiais.
Atualmente estão definidos em:
R$ 70,00 - para extrema pobreza;
R$ 140,00 - para pobreza;
Acredito que não serão alterados tão cedo, pois isto influenciaria nos indicadores de superação da extrema pobreza do país. Diante de tanta propaganda para erradicação deste nível de pobreza, não mexerão nos valores para que o país volte a ter pobres em seu território.
Atualmente estão definidos em:
R$ 70,00 - para extrema pobreza;
R$ 140,00 - para pobreza;
Acredito que não serão alterados tão cedo, pois isto influenciaria nos indicadores de superação da extrema pobreza do país. Diante de tanta propaganda para erradicação deste nível de pobreza, não mexerão nos valores para que o país volte a ter pobres em seu território.

Osmar Bencke- Colaborador(a) Sênior
- Área: Assistência Social
Função: Coordenador Municipal do PBF/CadUnico
Cidade/UF: Três Passos/RS
kaveno escreveu:Será que vão aumentar este limite de R$ 140,00?
Também acho que essa renda per capita do PBF deveria urgentemente ser revista, pois já houve pelo menos uns dois reajustes do salário mínimo e essa renda per capita do PBF continua nos R$ 140,00... Muitas famílias pobres estão perdendo os seus benefícios por isso...
clique aqui

Alex Cesário- Moderador(a)
Função: Administrador Público / Gestor Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família
Cidade/UF: Araraquara/SP
Pois é esses dias fiz um recadastramento num distrito , mangaratu , a beneficiaria não pode vir ate o cras para atualizar .. A minha gestora me liberou..Eu constatei a casa da pessoa, realmente pobre... O irmão nao fora incluido no cad , pois o ulitimo recadastramento fora em 2009 e interessante ,não consta na lista da revisao cadastral. A contece q ela me declarou que o irmao recebe BENEFICIO DO INSS, so que nao recebe 13, no caso BPC. Enfim , ela com os bicos ,que são poucos e agora com o bpc. deu a per capta de 157,00 eu alertara a ela que pode ou nao ser cancelado o bolsa dela..DÓ VIU..POR QUE EU VI pelas condiçoes da casa ser humilide ..Com certeza , com tantas loucuras , com essa criação do brasil carinhoso, ou melhor dizendo BRASIL PESADELO...Pessoas que tem perfil podem perder o bolsa e outras com esses calculos absurdos e magicos que o sistema faz . recebem o bolsa familia. FATO, urgente, urgentissimo criar um aumento na per capta familiar .

Alexandre Freire- Moderador(a)
Função: Técnico
Cidade/UF: Nova Granada/SP.
Pessoal,
Estamos muito preocupados e indignados com esse valor limite da renda per capita do Bolsa Família por isso decidimos enviar um ofício à Ministra solicitando a revisão desse limite e sugerindo como novo limite o valor de meio salário mínimo per capita.
Leiam abaixo o ofício que enviamos e se possível façam algo parecido e enviem ao MDS para pressioná-los a rever esse absurdo:
Estamos muito preocupados e indignados com esse valor limite da renda per capita do Bolsa Família por isso decidimos enviar um ofício à Ministra solicitando a revisão desse limite e sugerindo como novo limite o valor de meio salário mínimo per capita.
Leiam abaixo o ofício que enviamos e se possível façam algo parecido e enviem ao MDS para pressioná-los a rever esse absurdo:
Ofício n.º 038/2012 – SMADS-CAD/PBF Araraquara, 17 de julho de 2012.
Exma. Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tereza Campello
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Gabinete da Ministra
Esplanada dos Ministérios – Bloco C – 5º andar – Sala 506
CEP 70046-900 – Brasília/DF
Assunto: Alteração na renda per capita limite para recebimento dos benefícios do Programa Bolsa Família.
Exma. Ministra,
Através do presente solicitamos que seja considerada a possibilidade desse Ministério através da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) rever e alterar a renda per capita limite para o recebimento dos benefícios do Programa Bolsa Família que atualmente é de R$ 140,00 estabelecida por meio do Decreto n.° 6917 de 30 de julho de 2009, haja vista que desde essa data o valor do salário mínimo passou por quatro diferentes reajustes em 01/01/2010 para o valor de R$ 510,00; em 01/01/2011 para o valor de R$ 540,00; em 01/03/2011 para o valor de R$ 545,00 e em 01/01/2012 para o valor de R$ 622,00, ou seja, um acréscimo no valor do salário mínimo de R$ 157,00 desde o ano de 2009 e em comparação nenhum reajuste do valor da renda per capita limite para o recebimento dos benefícios do Programa Bolsa Família.
Percebemos que devido a essa situação muitas famílias pobres estão deixando de ser beneficiárias do Programa Bolsa Família e muitas outras não conseguem tornar-se beneficiárias do programa por causa desse restritivo e baixo limite de renda per capita, sendo que inclusive atualmente uma família composta por 4 componentes e com renda total no valor de um salário mínimo fica fora dos critérios do programa e por esse motivo muitas famílias nessa situação estão lamentavelmente sendo excluídas do programa apesar de evidentemente serem famílias pobres, situação essa que nunca anteriormente havia ocorrido.
Sugerimos, portanto, que seja considerada a possibilidade desse Ministério estabelecer como limite de renda per capita do Programa Bolsa Família o valor de meio salário-mínimo, atualmente R$ 311,00, considerando que dessa forma esse valor seria automaticamente atualizado a cada reajuste do salário-mínimo, que a renda per capita no valor de meio salário-mínimo é entendida como um aceito parâmetro para a caracterização da pobreza e ainda que outros programas de transferência, tais como o “Renda Cidadã” do Governo do Estado de São Paulo adotam esse valor como limite de renda para a inclusão de famílias nesses programas.
Certos de contarmos com avaliação e consideração dos profissionais desse Ministério sobre esse relevante aspecto do Programa Bolsa Família para o seu adequado funcionamento e com antecipados agradecimentos,
Alexsandro Cesário
Administrador Público – CRA/SP n.º 110248
Gestor Municipal do Programa Bolsa Família
clique aqui

Alex Cesário- Moderador(a)
Função: Administrador Público / Gestor Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família
Cidade/UF: Araraquara/SP
é verdade , e nós que trabalhamos diretamente com as familias que sao realmente pobres, sabemos que um salario minimo, para uma familia de quatro pessoas da viver bem apertado, e principalmente quando moram de aluguel.
Outra questao é que a Renda do BPC nao é pra ser desconsiderada nos calculos do CaduNico?
Outra questao é que a Renda do BPC nao é pra ser desconsiderada nos calculos do CaduNico?

Marcio Rocha- Seja simpático(a)! Sou novo(a) aqui.
- Área: Secrataria de Assistencia Social
Função: Coodenador do Cadastro UnicoPBF e Tecnico Municppal do CadUnico
Cidade/UF: Davinopolis e Imperatriz - MA
Marcio,
na minha opnião eu acho correto considerar a Renda do BPC na conta da percapta familiar.
Mas concordo plenamente que deve ser reajustado o valor limite do PBF.
na minha opnião eu acho correto considerar a Renda do BPC na conta da percapta familiar.
Mas concordo plenamente que deve ser reajustado o valor limite do PBF.

Joao Paulo- BF é minha vida!
- Área: Administração / Informática
Função: Consultor Particular
Cidade/UF: Três Pontas/MG
concordo com os colegas, muitas familias que ganaham 622,00 , são pessoas que passam por necessidades e apenas essa renda fica dificil para sobreviverem e pagam aluguel por isso nada mais que justo que tenha essa alteração na per capita, para que essas famílias possam voltar a receber.
bjussss :105:
bjussss :105:

sandra cristina- Seja simpático(a)! Sou novo(a) aqui.
- Área: assistencia social
Função: digitador/entrevistador
Cidade/UF: colider/mt
Tbm concordo com a Renda do BPC entrar para calculo do cadunico, pois queira ou nao é uma renda utilizada pela familia, e esta previsto em lei, mas esse limite de R$140,00 pelo amor de Deus, absurdo e ultrapassado, ja citei em outro topico, acho dificil mudarem o limite para meio salario minimo por exemplo, mas a curto prazo um limite de R$180,00 ja estaria de bom tamanho e ajudaria muitas familias

SilasMartins- Colaborador(a) Master
- Área: Assistencia social
Função: Coordenador do Programa Bolsa Família
Cidade/UF: Cerqueira César - SP
marcio rocha guimaraes escreveu:é verdade , e nós que trabalhamos diretamente com as familias que sao realmente pobres, sabemos que um salario minimo, para uma familia de quatro pessoas da viver bem apertado, e principalmente quando moram de aluguel.
Márcio,
Segundo o Manual do Entrevistador, o BPC/Loas é: "benefício que consiste no pagamento de 1 (um) salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos ou mais e àquelas com deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho, e que vivam em famílias com renda mensal por pessoa (per capita) de até 1⁄4 do salário mínimo.". Neste caso ele entra como renda no Bloco 8, quesito 8.09, item 2.
Sabemos que muitas famílias foram prejudicadas por isso, mas trata-se de um benefício de caráter permanente que deve ser considerado renda.
E-mail: cadunico@pindamonhangaba.sp.gov.br
"Moreninha linda do meu bem querer, é triste a saudade longe de você"

Milton- Moderador(a)
Função: Gestor Municipal CadÚnico/Bolsa Família
Cidade/UF: Pindamonhangaba/SP
Tópicos similares» Aumento no Auxilio Alimentação Urgente
» Tudo Rondônia: Consulta no TRE-RO aponta 85% de adesão ao aumento salarial ( por subsídio) mais econômico para o governo
» Para quem ainda acha que terá aumento Correio Brasiliense (24/11/2010)
» 04/11/2010 - Com R$ 17,7 bilhões a mais, Orçamento deve incluir aumento escalonado para o Judiciário
» Aumentar o limite de caracteres
» Tudo Rondônia: Consulta no TRE-RO aponta 85% de adesão ao aumento salarial ( por subsídio) mais econômico para o governo
» Para quem ainda acha que terá aumento Correio Brasiliense (24/11/2010)
» 04/11/2010 - Com R$ 17,7 bilhões a mais, Orçamento deve incluir aumento escalonado para o Judiciário
» Aumentar o limite de caracteres
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: